Pois saiba que agora é o melhor momento para rever — e, se for o caso, mudar — o que havia sido definido. "A vivência que já tivemos com os estudantes no primeiro semestre permite identificar o que eles realmente aprenderam e, o mais importante, como atraí-los e fazer com que aprendam ainda mais.”
O primeiro passo é checar as prioridades, principalmente se você começou o ano prevendo milhares de coisas e não conseguiu dar conta nem de metade do recado. Aqui vão algumas dicas para reestruturar seu semestre:
Considere o que os alunos aprenderam até o momento, a série em que estão e a relevância do conteúdo;
Avalie também com que freqüência o assunto estudado aparecerá novamente nos próximos anos;
Quem você está ensinando? Defina aonde quer chegar, o que a turma realmente precisa e o que é possível fazer;
Escute com atenção os questionamentos que surgirem.
Por que planejar...
Ajuda a definir objetivos que atendam aos reais interesses da turma
Possibilita a seleção e a organização dos conteúdos mais significativos
Permite organizar o que vai ser estudado de um jeito lógico
Garante a escolha dos melhores procedimentos e recursos
Faz com que o professor atue com mais segurança na sala de aula
Evita a im
Facilita a continuidade do ensino
Auxilia professor e alunos a tomar decisões de forma cooperativa e participativa
...e ser flexível
O professor que não faz um planejamento maleável corre o risco de não alcançar seus objetivos
Os alunos são a referência para a elaboração de um plano. É preciso acompanhar o desenvolvimento deles
O plano é uma previsão, sujeita a erros. Daí a importância de mudar
No comments:
Post a Comment