Tuesday, January 27, 2009

REFORMA ORTOGRÁFICA DA LÍNGUA PORTUGUESA




VAMOS ESTUDAR JÁ!


http://educacao.uol.com.br/portugues/ult1706u122.jhtm

http://michaelis.uol.com.br/novaortografia.html



Tuesday, January 20, 2009

Você tem o hábito de estudar?

Na escola, fala-se todo dia que os alunos devem aprender a aprender. Mas quantos professores têm bons hábitos de estudo? Será que é possível ensinar isso aos estudantes sem dominar os procedimentos? Estudar é uma técnica que pode ser aprendida,de preferência logo nas séries iniciais.

Conheça algumas regras básicas para fazer dessa atividade uma grande e prazerosa descoberta.

1. Leia:
Reconhecer a fonte
Detectar idéias-chave
Armazenar dados
Construir significados
Memorizar os conceitos
Registrar idéias

2. Resuma
Resumo — pequena redação, contém a essência do texto.
Esquema — retrato sintético do assunto, por meio de setas, chaves e colchetes.


3. Pesquise
Complementar informações sobre o tema, em várias fontes, seja na internet ou numa biblioteca.

4. Documente
Após a leitura e a pesquisa escrever fichas sobre o que leu e estudou, para organizar as informações e auxiliar na fixação dos conhecimentos.

Monday, January 12, 2009

Plenário para as crianças




O site plenarinhos(www.plenarinho.gov.br) acaba de comemorar quatro anos no ar. O portal infantil da Câmara dos Deputados traz informações - com muitas ilustrações e linguagem simples - das atividades realizadas na Casa e o trabalho desempenhado pelos parlamentares. O pequeno internauta recebe noções de política, cidadania, democracia e processo legislativo. O site fornce ainda subsídios para pesquisas.

Monday, December 29, 2008

Dobraduras e matemática


Ao propor uma atividade de dobradura em sua classe, ressalte os nomes e as características das figuras geométricas utilizadas; questione o que seus alunos conhecem das figuras e como imaginam que ficarão após uma dobra.
(A Arte Da Matemática - Ivonildes Milan, Isabel Cristina Guerra, Daniela Padovan)

Dobrando o papel, executamos verdadeiros atos geométricos, pois construímos: retas, ângulos, polígonos, poliedros, figuras bidimensionais e tridimensionais, sem o uso de compasso, tesoura e cola.
Além de toda a exploração geométrica, é possível ainda, desenvolver noções de proporcionalidade, frações, aritmética, entre outras, com a vantagem de envolver o lúdico, a manipulação e o prazer de aprender.

“A Matemática é uma ciência bela, que mostra a estética do raciocínio
e dos padrões numéricos e geométricos.”

(A geometria das dobraduras: trabalhando o lúdico e ressignificando saberes - Miriam Benedetti Narvaz, Aurea Isabel Machado, Janete Costa de Souza e Márcia E.R. de Lucena)

Wednesday, December 3, 2008

Monday, November 24, 2008

Atividades Natalinas


A procura de desenhos natalinos para as crianças colorir? Dê uma olhadinha aqui:

http://picasaweb.google.com/brasiledudicas/Natal#

É só baixar e imprimir!

E aqui também tem umas decorações natalinas que poderiam fazer com as crianças!

http://picasaweb.google.com/brasiledudicas/NatalEasyDecorations#

http://picasaweb.google.com/brasiledudicas/Natal_decorations#