Saturday, August 30, 2008

Inspirando as crianças a aprender!

Marie, Japão

No início do mês, demos a cada criança um formulário do trabalho escolar para preencherem diariamente, e depois lhes demos a visão de preenchê-lo fielmente, ganhando como resultado, um prêmio. Também demos mais ênfase em ter no horário um professor que pudesse supervisionar e se sintonizar inteiramente nas aulas das crianças, respondendo quaisquer perguntas que pudessem ter. Também começamos a ver os resultados desta atenção e “motivação extrínsica*”.

Agora elas estão fazendo mais progressos em seus estudos porque vêem o que estão fazendo ao preencherem seu formulário diário. Antes a atitude delas para com seus estudos era fazer por dever, mas faltava visão e motivação para estudar e aprender. Mas agora sua atitude mudou; elas gostam de estudar, a ponto de às vezes escolherem fazer suas tarefas escolares durante o tempo livre. Nós estamos ajudando-as a encontrar um bom meio-termo e desenvolver sua “motivação intríseca*”. Elas comentaram que agora vêem como é divertido meter bronca nos estudos, porque têm a visão.

Desnecessário dizer que isso nos deu convicção e motivação para investirmos a atenção, o tempo e a organização necessários nos estudos de nossos filhos. Ver os efeitos positivos que nasceram dos poucos passos que demos até agora, nos certifica de que o Senhor abençoará e multiplicará cada esforço que fazemos para elevar o padrão dos estudos e sermos professores fiéis. Glória a Deus!


* Motivação Extrínsica: Motivação extrínsica vem de fora do aluno. Este tipo de motivação pode ser positiva ou negativa. Quando as recompensas extrínsicas são mantidas em perspectiva e o foco está em atividades educativas extra-curriculares e atividades criativas (ex. artes, trabalhos manuais, etc.) ou em ler literatura aprovada como recompensa, isso criará uma motivação positiva. Se a recompensa motivar a razão errada e o aluno buscar a recompensa por amor à recompensa, então esta pode gerar uma atitude materialista no aluno. Alguém sugeriu que pode-se medir um professor bem-sucedido pelo quanto ele se torna desnecessário para seus alunos. Com uma inspiração interior e desejo de aprender, é garantido resultados futuros.


* Motivação intrínsica: Motivação intrínsica vem de dentro do aluno e não está associada a recompensas ou incentivos externos para se obter resultados. O aluno motivado é quem direciona suas ações para obter as metas desejadas. O desejo de agir — de chegar lá — e a ação tomadas são conseqüência da vontade do indivíduo. Os indivíduos são capazes de se motivarem a realizar. Contudo a auto-motivação raramente ocorre em estudantes, e usar motivação extrínsica pode ser um meio bem-sucedido. Nada forma um desejo de aprender maior do que o sucesso em aprender o que não é conhecido. Experiências bem-sucedidas... gerarão motivação para maiores resultados.

No comments: