Monday, September 29, 2008

COMO ENSINAR O ALUNO A ESCREVER?





 Criando situações de revisão:
o Individual com roteiro de revisão dado pelo(a) professor(a)
o Em dupla sem roteiro
o Em dupla com roteiro
o Situações de revisão coletiva, debatendo as hipóteses do grupo e socializando os conhecimentos do grupo
 Apresentando modelos de textos de diversos tipos:
o Textos informativos (Português, Inglês, História, Ciências, Matemática, Geografia, Artes, Educação Física)
o Textos literários (no caso de Português e Inglês)
o Textos dissertativos (Português, História, Geografia e Ciências)
 Criando situações de produção de texto:
o Com roteiro elaborado previamente pelo(a) professor(a) – neste roteiro é preciso explicitar o público alvo, os objetivos e o tipo de texto que precisa ser produzido
o Com roteiro elaborado previamente pelos alunos coletivamente com ajuda do(a) professor(a)
o Individual, em sala – o aluno produz e o(a) professor(a) vai acompanhando em sala
o Individual, em casa – o(a) professor(a) fornece o roteiro e o aluno produz em casa
o Em duplas em sala (na alfabetização é possível fazer atividades onde um dita e outro escreve e vice-versa. Esta estratégia pode ser usada com os maiores)
 Criando situações de revisão e reescrita de texto:
o Em dupla, em classe com um roteiro de revisão (“o que o texto deveria conter?”) elaborado previamente pelo(a) professor(a)
o Em dupla, em classe sem roteiro de revisão, apenas com o roteiro de confecção
o Individual, em classe – o aluno precisa reescrever o texto considerando observações registradas pelo(a) professor(a) ou que ele mesmo fez em revisão individual.
o Individual, em casa - o aluno precisa reescrever o texto considerando observações registradas pelo(a) professor(a)
o Coletivas – os alunos revisam um pequeno trecho de texto produzido com muitos problemas (revisam primeiro em dupla, depois coletivamente com o(a) professor(a) em transparência)
 Criando instrumentos de avaliação que chamem a atenção para a revisão de:
o Problemas ortográficos
o Problemas de coesão e coerência;
o Aspectos conceituais;
o Correção da informação

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